19 março 2008

Rambo de 4


Como um brasileiro, Stallone não desiste nunca. Perder a posição de grande astro das maiores bilheterias lhe parece coisa de derrotado, mesmo a causa seja o tempo. Sly(como é chamado em Hollywood) não quer saber de aposentadoria(nem de virar governador). Mais bombado do que nunca, empreendeu o retorno de seus maiores personagens: Rocky e Rambo. Foi bem sucedido o primeiro. Um filme que redimiu o péssimo Rocky 5 e fechou a série com chave de ouro contando uma história sobre dignidade na velhice.
Rambo 4 é outra história. Apesar das sequências de Rocky surgirem como caça-níqueis, eles tinham algo a dizer, nem que fosse a posição política de Sly. E o último filme fecha o ciclo do personagem. Existe em Rocky uma força que o faz querer lutar. Força ou demônio que só sairá após o último round da última luta. Já Rambo começou como crítica à crítica. Um filme que procurava despertar o reconhecimento da sociedade norte-americana aos soldados que lutaram por seu país no Vietnã.
Mas o filme agradou mesmo pela figura de seu personagem principal, que enfrentava todos os perigos sozinhos. Rambo então volta ao Vietnã para espalhar matança, e depois iria ao Afeganistão lutar ao lado dos Talibãs contra a URSS. Apenas filmes caça-níqueis com tiros e explosões para satisfazer o desejo dos ianques de sentir uma vitória militar contra os comunistas. Escapismo barato. Não havia nada a se dizer. Mas o importante desses filmes é como se cristaliza em Rambo o soldado que ama seu país, e luta por ele com todas as forças, estando disposto a dar sua vida por ele.
Em Rambo 4 isso é oportunadamente esquecido. Afinal sem URSS, não existe um vilão decente que ameace seu país. Um conceito da série é alterado na cara dura, tal como aconteceu em Exterminador 3 (“conceito do nós fazemos nosso destino” ser trocado por “o que está predestinado não pode ser mudado”).
Falemos do filme.
Rambo é um cara revoltado que mora na Tailândia e manda todo mundo se fuder. Vive de pegar cobras(ui!). Eis que um bando de missionários (aquela gente chata que viaja pelo mundo oferecendo ajuda em troca da imposição do cristianismo) decide contratá-lo para levá-los à Birmânia. O resto do roteiro pouco importa(se quiser entender vá assistir o filme). A clássica técnica de jogar o público para o lado do personagem fazendo a caveira dos antagonistas é usada, mas tão exaustivamente que ocupa 2/3 do filme com cenas de genocídio. No terço final, Rambo aparece para matar todo mundo. A justificativa agora é que Rambo sempre matou por si mesmo, e não por seu país. Isso manda as favas cenas como o final de Rambo II:
Coronel Trautman – Rambo, não odeie seu país.
Rambo – Odiar? Eu morreria por ele!
Rambo então se torna um matador velho. Não aparece sem camiseta(deve ser pra não pegar uma friagem). Ele é um velho que mata por si mesmo, e não acredita que o mundo possa mudar. Em síntese, Rambo deixa de ser o soldado dos primeiros filmes para se tornar um mercenário, ou melhor ainda, um genocida.
Toda a ideologia de Sly permeia o filme. Matança e guerra são as soluções para os problemas do mundo. A única voz pacifista aparece sem força na boca de um missionário(devidamente escorraçado por Rambo) que por fim acaba sendo obrigado a matar.
A violência é extrema. Mulheres são estupradas, camponeses são executados de forma sádica, e soldados são mutilados por tiros de alto calibre. O sangue jorra por toda a película, muitas vezes por uma computação gráfica de qualidade questionável.
Sly disse que pretendia fechar os ciclos dos personagens. É inegável que conseguiu isso com Rocky Balboa. Mas Rambo, que ciclo ele tinha a fechar? Só se fosse abandonando as armas e morrendo em paz, porque chegando a conclusão que matar é preciso só inicia um novo ciclo. Tanto que Sly já anunciou Rambo 5(!). Sinceramente não dá para esperar algo decente dessa verdadeira idéia de jerico. Nos resta torcer para que Rambo aprenda um pouco com Rocky, e decida parar de uma vez por todas.
Em tempo: Stallone disse que o 5º filme não se passará na selva, e no final do 4º ele está nos EUA. Seria interessante ver Rambo numa aventura em solo ianque novamente.

2 comentários:

Marcela! • disse...

HAHAHAHAHA!
O Rambo pega na cobras, o filme só mostra sacanagem, tudo é uma putaria...realmente é RAMBO DE 4!
Até agora não acredito que assisti isso! ¬¬'

O que eu não faço por você...
Hahahaha! ;)

Te amo!
;*

Marcela! • disse...

Posta aí menino!
Tá de férias e nada. Hãm! ¬¬
HUAHAUHAHAUA!

Saudades de você coiso!
>.<

Te amo!
Ok?!
;*