10 fevereiro 2008

Quando esses caras que ditam moda ajudam


A moda é uma coisa estranha, um dia um formador de opinião acorda e decide que boca de sino é legal. Então todo mundo começar a usar calças boca de sino.
Eu quase nunca sigo a moda, mas recentemente ela fez algo legal. Valorizou a barba por fazer. A popularmente conhecida cara de mendigo virou fashion. Caras como eu, que sofrem pra fazer a barba, se tornam bonitos da noite pro dia.
Pode acreditar, não foi fácil a moda da cara limpa. Fazer barba gasta tempo, no mínimo 15 minutos que eu poderia dormir a mais. Gasta dinheiro, afinal as boas lâminas são caras. Quem se arrisca a usar uma barata fica com a cara toda cortada e a barba mal feita. Mas no final todas as lâminas são descartáveis, fazendo você gastar seus suados caraminguás contínua e periodicamente. Ainda existe a opção da navalha, mas apenas para os mestres que aprenderam com seus mestres a utilizar essa espada das barbas, porque quem arrisca a usar sem saber conhece na pele a expressão "navalhada na cara".
Então você faz a barba. Existem duas formas: a padrão e a simples. A simples consiste apenas no barbear no sentido do pêlo, o que deixa a cara quase-limpa. Funciona, mas fica aquela vontade de ir além, além do que (desculpem essa anadiplose) no dia seguinte a barba já cresceu de novo à mendigo style. A padrão é quando você fica com a pele tão lisa quanto bunda de neném. Para isso você tem que raspar de cima pra baixo, de baixo pra cima, de um lado pro outro e até nas diagonais, até os pêlos simplesmente ficarem invisíveis a olho nu. O resultado é muito bonito mas... no dia seguinte você acorda cheio de pêlos encravados.
Mas não é só isso, o ritual de se barbear é como uma luta viking, você sempre fica com a cara cortada. Isso acontece porque simplesmente não dá pra ser gentil ao fazer a barba! A não ser que você tenha mãos de anjo, ou uma fraqueza física patológica, você fará pelo menos um cortezinho ao se barbear. Ainda existem mil bisus(macetes) para se fazer a barba que geralmente se aprende no quartel. Mergulhar o barbeador na água quente, fazer a barba após o banho, passar xampu na barba... enfim um monte de coisa que sinceramente não ajuda muito.
Então essa moda chegou e podemos sair com a barba por fazer que tá tudo certo! Na balada, no restaurante, no enterro. Barba por fazer agora é tendência.

Mas eu sinceramente tenho medo. Tenho medo que um dia apareça uma nova moda entre as mulheres por exemplo, algo como "Pernas por depilar" ou "Buços por fazer".

Antigamente era moda os homens serem barbudos, inclusive os militares. Me lembro que quando estava no serviço obrigatório me revoltava ver a fotos dos velhos generais, todos mais barbudos que o papai-noel enquanto eu era obrigado a me matar todos os dias fazendo a barba, logo depois de acordar, na água fria, mesmo no inverno. Tenho inveja de caras em que a barba simplesmente não cresce. Quem sabe um dia eu tenha 2000 reais pra gastar em um depilação definitiva à laser.

2 comentários:

Marcela! • disse...

Ótimo texto beibe, mas bom...ninguém precisa seguir as tendências da tão temida moda! Cada um deve criar seu próprio estilo e ser tendência sabe?! ;D

E olha, não venha com esse papo de laser...você tem uma barba ma-ra-vi-lho-sa que eu amo!!! *---*
Super adoro garotos de barba, os deixa mais homens! E você querido...uau, que homemmmmm! ;D

Te amo demais mendigoooooo tendência!
Há!

<3
;*

Marcela! • disse...

Está sem tempo de postar né?!
Mas estudar é bom! ;D

Te amo beibe.