22 junho 2008

Sobre o centenário da imigração japonesa.

Sinto muito, mas vou ter que dizer isto: tô de saco cheio de ouvir falar desse centenário.

Ok, os japoneses vieram para o Brasil, fugindo da miséria, e aqui construíram sua vida. Ajudaram o país, deram sua contribuição. Na culinária, nas artes, na agricultura.
Homenagens pipocam em todos os cantos aos descendentes de japoneses. O príncipe do Japão vem visitar o país. Revistas louvam a cultura do povo do sol nascente. Etc, etc.
Veja bem, tudo muito justo. Mas desproporcional! Onde está a homenagem aos negros? Trazidos para cá a força e que com suor e sangue carregaram a economia do país nas costas. Que foram depois de libertos para a marginalidade, porque os empregos assalariados foram destinados aos brancos. E ainda mais, onde está a homenagem aos povos indígenas? Donos destas terras mas que mesmo assim receberam os colonizadores, acreditaram na bondade deles e aceitaram repartir as terras, para depois serem expulsos ou mortos. Eu vejo em minha cidade, que tem nome indígena, uma estátua de um bandeirante, aquele mesmo que se embrenhava na mata para escravizar os índios. Isso não é justo. A cultura do indígena e do negro são consideradas inferiores? Ou é porque não há um grande país negro rico ou indígena rico que o governo queira impressionar?
Eu não vejo descendentes de negros ou índigenas considerando-se mais estrangeiros do que brasileiros. Não vejo eles indo embora do país após cursar uma faculdade pública, paga com dinheiro do contribuinte.
Que se acabe com esse preconceito. Se é para homenagearmos nossas raízes vamos homenagear a todas.


E não adianta fazer o Dia do Índio, botar penas na cabeça das crianças e dizer que isso é homenagem. Assim como o Dia da Lei Áurea.

Um comentário:

Marcela! • disse...

Meeeeeu, achei válido o texto! ;D
Tá, acho legal várias das coisas que mostrou sobre o Centenário Japonês e pans, mas cansou mesmo!
É uma merda, o Brasil adora puxar o saco dos países que podem oferecer algo pra gente e pans!!!
Esquecendo daqueles que realmente fizeram algo pelo país!!!
Phóda...

Isso deveria ser mudado!
Os brasileiros tendo preconceito daqueles que fazem parte da nossa vida!!!!


=*